Dia a dia

Adaptação Disciplina voltada para facilitar o processo de adaptação das crianças nesse período fundamental, que é início da vida escolar. Nesse ponto, são considerados muitos aspectos e sentimentos que as crianças, pais e educadores têm para com a adaptação escolar, facilitando, assim, o desenvolvimento satisfatório das crianças.

Socialização Sabemos que uma parte integral da infância é o convívio social com outras crianças. Através do incentivo dos professores e de brincadeiras em conjunto, interações e experiências são trocadas pelas crianças, formando vínculos de amizade e companheirismo importantíssimos para o desenvolvimento social.

Rotina Construída com a participação dos alunos e professores, a rotina possibilita a percepção das noções de tempo e espaço, sendo estas sempre dinâmicas e flexíveis para combinar com a personalidade de cada aluno.

Faz de conta Experienciado com muita vivacidade na educação infantil, o mundo de faz de conta tem um peso muito grande na formação e expressão das emoções de uma criança. Desde uma simples imitação, até uma representação avançada, a presença do faz de conta torna-se indispensável no processo de educação infantil.

Autonomia e Independência Na rotina da escola existem atividades que enfocam o trabalho relacionado à autonomia e independência, oferecendo condições para que as crianças, conforme seus recursos próprios, enfrentem e vivam situações de responsabilidade, fazendo escolhas e tomando decisões.

Pré-Alfabetização A escola Pimpolho proporciona, desde o maternal, um ambiente alfabetizador que prepara as crianças, a cada ano, para os desafios da próxima etapa, até a concretização da sua alfabetização. Sendo esta, uma fase de descobertas, conquistas e construção com o próprio saber, onde irão ler e escrever o mundo.

Música Trabalhamos a percepção rítmica e a auditiva aliadas às datas comemorativas com ênfase no folclore brasileiro. Na educação musical, procuramos colaborar na fixação das noções desenvolvidas pelos projetos e pela professora de classe.

Biblioteca Frequentando, semanalmente, nossa biblioteca, as crianças entram em contato com diferentes livros, abordando diferentes temas, sempre de acordo com a idade. Procuramos incentivar o hábito da leitura nessa época de desenvolvimento das crianças, enquanto ainda ensinamos sobre responsabilidade e cuidado com os livros.

Expressão corporal Através do descobrimento dos movimentos, sensações e aprimoramento das habilidades motoras, o aluno terá a oportunidade de conhecer seu corpo e expandir sua criatividade através do trabalho corporal. A ludicidade faz parte das atividades corporais para o enriquecimento dos conteúdos das séries, enquanto a criatividade e atividade física são estimuladas através dos movimentos da musicalização.

Artes As atividades artísticas são realizadas de forma simples, procurando despertar emoções e desenvolver talentos, vivenciando situações de aprendizagem individual, grupal e lúdica. As atividades propostas são contextualizadas com significados para os alunos.

Inglês Tendo em vista que o inglês é uma língua universal, devemos estimular o interesse da criança desde cedo. Aqui no Pimpolho, o conhecimento da linguagem ocorre através do estímulo da criatividade da criança, possibilitando a descoberta e a exploração dos objetos e das palavras. Portanto, nossa parceria com a escola The Kid´s Club mostrou-se indispensável quanto a preparação de nossos alunos para sua vida acadêmica.